ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Ribeira do Amparo(BA) enfrenta seca e descaso: Além da falta de chuva, município precisa de uma administração competente


"Ribeira não só enfrenta uma das piores secas em termo de clima, mas também termo de competência administrativa”.

Faltando poucos dias para o término de 2012, Ribeira ainda enfrenta uma das piores secas de sua história e a cada dia a situação se agrava. Inúmeros animais já morreram de sede e principalmente de fome e a previsão não é boa.

Não tendo mais aonde colocar seus animas, alguns criadores são obrigados a levá-los para lugares distantes, onde os pastos ainda não são uma preocupação, ou tem que dar ração, para não vê-los morrendo. Ocorre que muitos criadores de animais desse município não têm condições de alimentar toda a criação, ou de levá-la para outras regiões, fazendo com que muitos animais morram na frente de seus donos, que os vendo morrer, ficam tristes e se sentindo impotentes por não poder fazer nada para mudar a situação.

População - Quem sofre com isso não são somente os criadores de animais, mas sim toda população. Ribeira do Amparo, como muitas cidades no interior baiano, têm por base econômica a agricultura e nos últimos dois anos essa atividade tem diminuído visivelmente, atingindo desde quem planta a quem consome e principalmente tornando o alimento mais escasso e muito mais caro.

Uma pesquisa informal feita com moradores de Ribeira revelou que alimentos como feijão e leite, aumentaram de preço cerca de 70% nos últimos meses. E a tendência é aumentar ainda mais, pois segundo previsões meteorológicas, chuva em quantidade suficiente para reverter esse quadro só a partir de meados de Janeiro ou inicio de Fevereiro de 2013. 

Triste constatar que esta situação não é só encontrada em Ribeira, mas também em vários municípios da região, mas a administração em Ribeira, além de não dar um real apoio para reverter esse quadro, não toma medidas para minorar os danos, como a decretação de estado de emergência diante da seca, para receber auxílio dos Governos Federal e Estadual. 

Diante deste cenário, podemos concluir que Ribeira, não só enfrenta uma das piores secas em termos de clima, mas também de competência administrativa, ou melhor dizendo, da falta dela.

Por: Michele Menezes

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial