Jeremoabo é o 2º maior produtor de mel no Estado e 17º Nacional
Agora o desafio posto é como desenvolver política pública de apoio ao segmento e como transformarmos isso em marketing para atrairmos turismo e desenvolvimento
Segundo as estatísticas do IBGE, em 2010 a produção brasileira de mel encolheu 2,5% para 38.017 toneladas, mas a Bahia, após dois anos de estagnação, voltou a crescer consideravelmente. Com 2.397t produzidos em 2010 (contra 1.922 t em 2009), o Estado é responsável por 6,3% da produção nacional e reconquistou a 7ª posição entre os estados. Ribeira do Pombal e Jeremoabo cresceram mais e voltaram a ser os dois principais municípios produtores no Estado ocupando o 6° respectivamente 17° lugar no ranking nacional de mel!
Conversei hoje longamente com Manoel, Secretário da Agricultura, e destacou-se o apoio que o Governo Municipal vem dado ao segmento, como a energização da Casa do Mel de Jeremoabo, beneficiando 120 produtores, a construção de mais uma Casa do Mel no povoado Malhada Vermelha, que beneficiará cerca de 100 produtores, e a Sede da Cooperativa dos Apicultores Integrados do Sertão da Bahia (Cooperapis) inaugurada em outubro passado nde funcionava o antigo matadouro municipal. Segundo o Secretário, estimativa de 2011 indica que já ultrapassamos a produção de 300 toneladas.
Claro que, parte do mel produzido em Jeremoabo é industrializado em Ribeiria do Pombal, computando-se em sua produção, o que pode indicar que somos o maior produtor de mel no Estado da Bahia. Motivo para muita comemoração nossa!
Agora o desafio posto é como desenvolver política pública de apoio ao segmento e como transformarmos isso em marketing para atrairmos turismo e desenvolvimento, destacando alto e forte, Jeremoabo, a terra da Arara e do Mel.
Veja produção total divulgada pela Febamel.
Fonte www.jeremoabo.com.br
Nenhum comentário