CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IBIRATAIA INICIA COM GRAVES DIVERGÊNCIAS
Foi realizada na Câmara municipal de Ibirataia, no dia 01 de março de 2010, às 16:00, com a presença de 25 pessoas com objetivo de escolher a diretoria do novo conselho de saúde e teve como pauta:
- Apresentação do modelo de Estatuto para apreciação da nova diretoria escolhida
- Votação da Nova Diretoria
A sessão iniciou com uma observação do secretário de Saúde Cidy Cley, que informou aos presentes que havia uma grave distorção na Lei nº 951/2009 Art. 5, inciso I, que consta uma Entidade de prestador na vaga de usuário e pontuou também que na proposta de composição do Conselho Municipal de Saúde, no Inciso II, as 04 vagas para Entidades dos trabalhadores de saúde, consta apenas 01 Entidade com direito a 04 votos, o que é totalmente Ilegal diante da resolução do Conselho Nacional de Saúde Nº 333 de 4 de Novembro de 2003, que está em vigor.
Ainda em protesto o Secretário de Saúde se manifestou juntamente com outros presentes, lembrando que se for composto o Conselho dessa forma, comprometerá a sua formação, iniciando com este erro gravíssimo.
Mesmo assim, o presidente da Comissão da Organização de Eleição do Conselho, juntamente com alguns membros e um vereador, propôs uma votação para manter os quatro representantes de apenas uma Entidade ou que fosse colocado as quatro representações de Entidades distintas. Após a realização da votação, se manteve uma única Entidade com direito a quatro votos.
Em seguida foi aberto a discussão para a formação das chapas que concorreram ficando composta da seguinte forma:
CHAPA 01
PRESIDENTE: Salvador de Jesus Souza
VICE PPRESIDENTE: João José de Lima neto
1º SECRETÁRIO(A): Maiana Santos de Santana
2º SECRETÁRIO(A):Rosilda Santos Nascimento
CHAPA 02
PRESIDENTE: José Passos Prazeres Junior
VICE PPRESIDENTE: Edemilson Gomes Costa
1º SECRETÁRIO(A): Maria Julieta Brito da Rocha
2º SECRETÁRIO(A): João José de Lima neto
Houve a eleição e ocorreu um empate entre as chapas, a Comissão Eleitoral promoveu discussão para deliberar a escolha da vencedora, conselheiros sugeriram que fosse aclamado eleito o candidato mais idoso. O Secretário de Saúde ligou para a representante da 13ª DIRES e da SESAB, responsável por nortear Conselhos de Saúde, a Drª Nadja S. Andrade informou que o critério de desempate deve ser decidido consultando o Presidente do Conselho Anterior. Na ocasião, membros da chapa nº 2 apresentaram protesto, por não aceitar o critério de desempate por idade.
Por: Alan Alves
Nenhum comentário