Mudanças e conflitos na política Sítioquintense: O "direito" de ir e vir da política
Qual a união mais absurda e improvável que poderia acontecer nas eleições de 2012 em Sítio do Quinto?
VOTE NA ENQUENTE ABAIXO
Diante de inúmeros comentários sobre a política de Sítio do Quinto. A pedido de nossos internautas assíduos, estamos lançando uma enquete diante do cenário político local e seus comentários. A menos de um ano para as eleições em 2012, o mal estar já começa a aparecer e com elas as insatisfações dentro dos Grupos políticos.
Vale também esse direito aos políticos e ao troca-troca de partido? Pela atual Lei, sim. Nada impede que políticos troquem de partido 12 meses antes das eleições, e ainda segundo algumas propostas que tramitam no Congresso para serem aprovadas na Reforma Política, esse limite pode encolher para seis meses.
O vice-prefeito, Carlos Oliveira Reis, saiu do PR e migrou para o partido de Otto Alencar. O partido foi assegurado pelo Deputado Paulo Magalhães, ex-democrata agora no (PSD).
O prefeito Cleigivaldo reafirma sua pré-candidatura mesmo sem o apoio do Grupo da Jibóia. De acordo com Cleigivaldo há várias obras para serem realizadas no município. "A vez é minha e não abro da reeleição pra ninguém". Cleigivaldo acredita dar a volta por cima e superar toda rejeição.
Já o ex-secretário de Administração, Ita Silva fica no PSB de Lídice da Mata. O ex-secretário já teve seu nome cogitado pelo grupo da oposição como um dos prováveis pré-candidatos a vice-prefeito na chapa de Antônio Marques do Nascimento (Tabaqueiro). Ita pediu desligamento da secretaria de Administração insatisfeito com o prefeito Cleigivaldo após perder a presidência do partido PDT para membros familiares. No entanto, o nome de Geraldo Gato para compor a chapa de vice-prefeito com Tabaqueiro é nome consolidado no grupo.
O presidente da Camara Municipal de Vereadores, Gelson da Jiboía, deixou o partido do prefeito Cleigivaldo insatisfeito e foi para o PTN.
Outro peso forte nas campanhas de 2012, é o tio do prefeito Cleigivaldo, Lio de Jaconias uma vez que o mesmo pretende ser um pré-candidato contra seu sobrinho pelo partido PMDB. Lio já declarou apoio à pré-candidatura de Antônio Tabaqueiro durante festa de aniversário.
É um ir e vir sem limites. A jovem Morgana é uma pré-candidata a vereadora nas próximas eleições. A Miss Sitioquintense deixa o PP de Jair do Correio e filiou-se no PSC de Tabaqueiro. Será motivo de honra, do mesmo eleger dois vereadores de sua confiança. Carlé do Sindicato e Morgana. E os outros?
Enquanto as convenções não chegam, as torcidas já começam a se organizar. Há aqueles que torcem para que Cleigivaldo e Tabaqueiro não possam ser pré-candidatos. As torcidas partem dos próprios grupos de situação e oposição. De fato que se as eleições fossem hoje, Tabaqueiro poderia se considerar eleito caso a justiça libere o registro de sua pré-candidatura. De outro lado a situação vive a dizer que Tabaqueiro não é pré-candidato e que o mesmo fez uma festa de aniversario de fachada. Estaria Tabaqueiro fazendo o mesmo papelão que fez nas eleições passada?
Pelo visto os ânimos políticos não estão nada bem em ambos os grupos. Apesar da sua rejeição pelo perfil político que viveu, quando era prefeito durante as três gestões, parece que Tabaqueiro tem procurado superar tudo dando a volta por cima.
A formação de um novo grupo político em Sítio do Quinto não é descartada. De acordo com um vereador da situação, caso Cleigivaldo e Tabaqueiro venha fazer uma junção política o mesmo estará à disposição para formação de um novo grupo político. A política é um Vale tudo.
A formação de um novo grupo político em Sítio do Quinto não é descartada. De acordo com um vereador da situação, caso Cleigivaldo e Tabaqueiro venha fazer uma junção política o mesmo estará à disposição para formação de um novo grupo político. A política é um Vale tudo.
O prefeito Cleigivaldo obtêm em suas mãos uma ferramenta poderosa para enterrar politicamente o nome dos ex-prefeitos. Não sabendo fazer o uso da mesma, do jeito que a situação está, tudo indica que dará a Tabaqueiro o privilégio de voltar ao poder mais uma vez.
A verdade é que Marcelo Nilo não quer ver a figura de Gelson da Jibóia nem banhado a ouro. O deputado tem feito de tudo para unir Tabaqueiro com Cleigivaldo. Dessa forma, Gelson seria isolado politicamente. A quem o diga que amanhã todos eles possam estar juntos no mesmo palanque. Já existem inúmeros pré-candidatos em Sítio do Quinto ao que tudo indica que em 2012 a política será 100 vezes mais acirrada que em 2008.
Se Cleigivaldo optar por apoiar Gelson da Jibóia, tudo indica que poderá haver um racha dentro do próprio grupo, uma vez que boa parte do secretariado e o eleitorado não apoia a escolha de Gelson como provavél pré-candidato a prefeito. Se esse episódio acontecer, tudo indica que o grupo da situação poderá se decompor politicamente.
De acordo com informações de um cabo eleitoral, enquanto Cleigivaldo e Gelson não se decidem, Tabaqueiro ganha tempo. "Estão eperando Tabaqueiro poder ser candidato", desabafou um cabo eleitoral que possuí cargo comissionado por temer a volta de Tabaqueiro ao poder.
Apesar de haver uma rejeição dentro do próprio grupo da renovação, Gelson é apontado por alguns como um dos mais fortes do grupo de Cleigivaldo. Embora hoje uma vitória do grupo de Cleigivaldo não é dada tão certa assim.
Por: www.CarlinoSouza.com.br – Opinião corajosa que interpreta notícia.
Deixe seu comentário