Programa Ação vai até a cidade de Canudos para conhecer projeto social
Foto: Carlino Souza |
O Ação deste sábado, dia 16, foi até Canudos, no sertão da Bahia. Cenário da guerra ocorrida há mais de cem anos, a cidade de aproximadamente 15 mil habitantes tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo. Por isso, a Universidade do Estado da Bahia, com o apoio de mais de 40 organizações, criou o Projeto Canudos, com o objetivo de desenvolver a região, capacitar os moradores e preservar o patrimônio histórico.
A iniciativa conta com a ajuda de 30 profissionais, entre pesquisadores e professores. Junto com a população local, eles buscam soluções para os problemas enfrentados pelos produtores rurais, como a perda da produção de bananas em razão dos fortes ventos; e a diminuição dos peixes no açude em razão da pesca predatória. O Projeto Canudos também apóia a produção de mel, e do artesanato feito com fibras de bananeiras.
Na educação, o Projeto incentiva a melhoria da qualidade do conteúdo apresentado nas salas de aula, com a valorização da história de Canudos e da cultura da região.
O programa também mostrou um pouco da cultura regional, como a feira de Canudos, o cordel, o violeiro, o forró. O Ação é exibido aos sábados logo após o Globo Universidade.
Nenhum comentário