Povoado de Canudos ainda é iluminado através de motor a diesel
A comunidade de São Bento, localizada no km 173 as margens da BR 116/Norte, a poucos quilometros da movimentada comunidade de Bendegó no município de Canudos, vive situação pouco confortável para os dias atuais. São trinta casas, ainda iluminada a base de energia gerada por motor diesel, forma usada no passado, a cerca de 50 anos atrás. Segundo o prefeito Arcenio Almeida Gonçalves Neto (PRB), a prefeitura gasta mensalmente R$ 3 mil, que corresponde a aproximadamente 300 litros de óleo por semana.
Almeida afirmou que já é do conhecimento do grupo gestor do programa “Luz para Todos” a situação daquele povoado. "Os postes de madeira, a fiação, o gerador e o motor, foram adquiridos pela prefeitura", afirmou o prefeito.
Durante a visita da equipe do site ao povoado, o líder comunitário Raimundo Manoel dos Santos, 59 anos, garantiu sonhar com a energia convencional.
Ele cita alguns problemas que atrapalham a vida do povo. O motor é ligado ás 18h e desligado ás 23h, “daí em diante é na base do candeeiro ou fifó. Já aconteceu, de ladrões arrombarem a parede lateral da casa onde foi instalado o gerador e roubar a bateria e algumas peças, ficando o sistema sem funcionar por mais de trinta dias. A prefeitura mantém um funcionário para este serviço e mesmo assim, de vez enquanto o motor quebra e passa dias no escuro.
"Não temos noite de natal, nem ano novo, luz aqui é das oito as onze da noite e pronto", declarou o morador.
Em São Bento, apenas uma vez no ano, a comunidade é iluminada durante toda noite, dia 11 de julho, data que a população festeja o padroeiro São Bento.
O promotor substituto de Canudos, Marcelo Cerqueira, informou ao prefeito que irá entrar com uma ação civil pública para forçar a COELBA, realizar a obra.
Um caso de vergonha que na verdade a atual gestão não tem culpa até porque não é justo a nova administração vim pagar pelos erros cometidos na administração anterior. São 08 meses de Governo e em tão pouco tempo não foi e não é o suficiente para se resolver tantos inúmeros problemas existentes em nosso município, sem falar na inadimplência que existe na prefeitura de Canudos, uma Herança Maldita do Governo Passado. Problemas como este e outros foram gerados pelos maus administradores anteriores que não se quer tomaram providências, isso aqui em Canudos é comum, o que resta mesmo é a nossa sociedade se mobilizar em busca de mais ações até porque os famosos Candidatos Copa do Mundo vêm aí “tapiando”, dando tapinhas nas costas com conversa afiada e lero-lero. Só pra Refrescar a memória, tapinha nas costas e lero-lero não enche a barriga de ninguém pelo contrario enche sim a paciência do eleitor cidadão. Essa é a minha visão Política.
Por: Carlino Souza / Valdemí de Assis
Nenhum comentário