ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

UNEB homenageia José Calasans, maior historiador da Guerra de Canudos

A UNEB, junto com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, realizará no dia 26 de maio, às 18h, na sede do IGHB, no centro antigo de Salvador, uma mesa-redonda em homenagem ao decenário da morte do historiador sergipano José Calasans.

A iniciativa, que traz o tema Recordando José Calasans, é franqueada ao público e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

A mesa-redonda contará com a participação da presidente do IGHB, Consuelo Pondé, do historiador Luis Henrique Tavares – que estará representando a Academia de Letras da Bahia (ALB) –, do fotografo e documentarista Claude Santos, responsável pelo site de memória de José Calasans, e de representantes da família do homenageado.

José Calasans é considerado a maior autoridade em todo o país na temática da Guerra de Canudos, a qual estudou por mais de 50 anos. Suas pesquisas resultaram nos livros No tempo de Antônio Conselheiro (1959), Antônio Conselheiro e a escravidão (1968), Antônio Conselheiro, construtor de igrejas e cemitérios (1973), Canudos: origem e desenvolvimento de um arraial messiânico (1974), Canudos na literatura de cordel (1984), Quase biografia de jagunços (1986) e Cartografia de Canudos (1997).

“Calasans teve suma importância na reconstrução da Guerra de Canudos, elucidando momentos históricos que antes não conhecíamos. Não poderíamos deixar de homenagear esse ilustre pensador”, destaca Manoel Neto, professor da universidade que organiza o evento.

O historiador também foi vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humana da Ufba, além de presidente da ALB. Morreu aos 86 anos, em 28 de maio de 2001, em Salvador.

Pesquisa: Carlino Souza / Fonte: UNEB

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial