Canudos: Piscicultura gera emprego e renda para 50 famílias da cidade
Já foi o tempo em que o Sertão carregava consigo o estigma de terra seca, difícil de viver. Hoje, em Canudos, cerca de 50 famílias encontraram na palavra associativismo uma alternativa rentável e segura de melhorar de vida. Hoje cerca de 50 famílias são beneficiadas direita e indiretamente com a criação de peixes em tanques redes, sendo que na semana santa este número quase triplica, de acordo com o presidente da associação, Josimar Dias Leite.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado – Secretaria de Agricultura– através da Bahia Pesca e DNOCS.
O sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado com um sistema intensivo com renovação de água contínua, é uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento; além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em espelhos d’água onde a prática da piscicultura convencional não é viável.
O êxito do trabalho é devido, principalmente, a forma de comercialização. Os produtores encontraram um meio de negociar diretamente com supermercados e outras empresas, sem depender de atravessador. A cada 08 dias, Josimar Dias Leite, presidente da Associação e sua equipe, retira os peixes que estão prontos para a comercialização e realiza a intermediação com os compradores. Nos dias de distribuição, a equipe trabalha reunida e de maneira organizada para fazerem o filé de Tilápia, e depois distribuir nos comércios. Ele nos informa ainda que consegue tirar mensal, cerca de pouco mais de uma tonelada de peixe.
Com informações de Amilton do Canudos Acontece
Nenhum comentário