ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Prefeitura de Lagarto e governo do Estado realizam o sonho da casa própria

O dia 14 de dezembro de 2010 vai ficar marcado para 25 famílias do povoado Açu Velho, na comunidade Baixinha do Açu. É que todas estas famílias que moravam em casas de taipa tiveram as suas casas substituídas por casas de tijolos, graças a uma parceria da Prefeitura de Lagarto e do Governo do Estado, através das suas secretarias do Desenvolvimento Social. Erradicação de casas de taipa faz parte de um programa da “Administração Lagarto Crescendo com Todos”, que tem como objetivo substituir submoradias por habitações dignas de se morar.

As casas foram sendo entregues aos moradores assim que foram construídas, há cerca de quatro meses, mas o dia 14 de dezembro foi a data oficial para que fossem entregues simbolicamente as chaves a cada uma das famílias beneficiadas. O prefeito Valmir Monteiro, acompanhado da primeira-dama Andresa Nascimento e secretários municipais, e a secretária do Estado do Desenvolvimento Social, Mari Luci Silva, estiveram presentes na comunidade para esta entrega simbólica.

De acordo com o prefeito Valmir Monteiro, a meta da sua gestão é construir 870 casas para as pessoas que infelizmente moram em condições subnormais. “Já conseguimos construir 100 casas ao total, nos povoados Marilopólis, Crioulo, Quipé, Piçarreira, Olhos d’água, e já estamos viabilizando a construção de mais casas, a exemplo da comunidade do Timbales, onde lá construiremos mais dez casas”, afirmou.

A secretária de Estado Maria Luci, representante do governador Marcelo Déda na ocasião, falou do programa desenvolvido pela secretaria a qual está à frente, e que em Lagarto o programa contou com a parceria da Prefeitura Municipal: o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. “A secretaria desenvolve o programa para realizar a construção de novas unidades habitacionais. No projeto, incluem-se também as melhorias habitacionais, especialmente com a substituição de habitações subnormais (casas de taipa, barracos e palafitas) por novas unidades em alvenaria. Eu nasci em uma casa de taipa e sei das dificuldades e preocupações que vocês tinham, principalmente com os barbeiros, que transmitem a Doença de Chagas”.

A moradora beneficiada com uma das 25 casas, Maria Amâncio, 71 anos, agradeceu em nome da comunidade a sua nova residência simples, porém confortável e arejada, que conta com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e quintal. “Agradeço primeiro a Deus e depois ao prefeito Valmir Monteiro e à sua esposa Andresa Nascimento, e também ao governador Marcelo Déda por trazer estas graças para nós moradores da Baixinha do Açu”, disse emocionada a senhora.

Por Secom/PML

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial