ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

UNEB investe na reforma e ampliação de memorial Antônio Conselheiro e parque Estadual em Canudos

Parque Estadual de Canudos ganha novas sinalizações para os sítios
“A cultura e a história do povo canudense merecem ser valorizadas. A UNEB, como instituição socialmente responsável, e que desenvolve inúmeras pesquisas sobre a temática sertaneja, não poderia deixar de investir na perpetuação desse relevante legado da Bahia.”

Essa é a avaliação do reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, que entrega na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, em Canudos, as obras de reforma e ampliação do Memorial Antônio Conselheiro (foto home) e do Parque Estadual de Canudos.

As obras nos dois equipamentos, sediados no município de Canudos e vinculados ao Departamento de Ciência Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXII da UNEB, em Euclides da Cunha, demandaram investimento da administração central da instituição de cerca de R$ 300 mil.

Memorial conta no laboratório de arqueologia com acervo de objetos históricos
O memorial passa a contar com um laboratório de arqueologia – onde estão sendo catalogados objetos retirados do Arraial de Canudos –, um museu totalmente reformado e uma exposição permanente de fotos e objetos da centenária batalha do Exército brasileiro contra o beato Antônio Conselheiro e seus seguidores.
O aporte possibilitou também que o parque estadual – local onde ocorreu a Guerra de Canudos – passasse por reformas na infraestrutura viária, com novas sinalizações de sítios históricos, e fosse instalado equipamentos de geração de energia para melhor iluminação.

A solenidade de entrega das obras, agendada para às 19h, no memorial, será presidida pelo reitor Valentim e deve contar com a presença de pró-reitores da universidade, da diretora do DCHT, Ivete Teixeira, do prefeito de Canudos, Arcênio Almeida, além de parlamentares  e lideranças comunitárias.
Segundo Luiz Paulo Neiva, pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UNEB, que acompanha o reitor na cerimônia, as ações têm o objetivo de preservar a memória desses eventos históricos.

“O investimento nesses dois equipamentos integra um projeto maior da universidade para a preservação da cultura desse lugar, que é a construção de uma cidade cenográfica”, ressalta o pró-reitor.

Esse projeto prevê a construção de 100 réplicas de edificações originais do arraial, além de duas igrejas que vão abrigar teatro e museus.

A cidade cenográfica está orçada inicialmente em cerca de R$ 5 milhões, montante que deve ser captado por meio de emendas parlamentares, incentivos de empresas privadas e parcerias com o Ministério da Cultura (MinC).
“A ideia é que os equipamentos funcionem como um centro cultural durante o ano e, em outubro, como cenário de encenação da Guerra de Canudos, em um teatro a céu aberto similar à Paixão de Cristo, que é realizada em Nova Jerusalém, Pernambuco. Assim, além de resgatar a história vamos contribuir para a geração de renda e de condições de sustentabilidade para a população local”, adianta Neiva.
Aula-show
A programação da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação em Canudos inclui uma aula-show de revisão para as provas do Vestibular 2011 da UNEB – que acontecem neste domingo e segunda-feira, dias 5 e 6 – e de outros processos seletivos.

A aula-show, que se realiza na noite do dia 3, no auditório do memorial, será comandada pelo professor e apresentador de TV Jorge Portugal, com o apoio do professor de história Jorge France e de docentes do departamento de Euclides da Cunha. Estão sendo esperadas caravanas de estudantes do ensino médio de Canudos e de municípios circunvizinhos para a atividade.

A iniciativa contará ainda com a participação do cantor e compositor Bião de Canudos, do poeta José Américo, da Banda de Pífano de Bendengó e da Companhia de Teatro de Canudos.

Por: Uneb

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial