ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Canudos: Piscicultura gera emprego e renda para 50 famílias da cidade

Já foi o tempo em que o Sertão carregava consigo o estigma de terra seca, difícil de viver. Hoje, em Canudos, cerca de 50 famílias encontraram na palavra associativismo uma alternativa rentável e segura de melhorar de vida. Hoje cerca de 50 famílias são beneficiadas direita e indiretamente com a criação de peixes em tanques redes, sendo que na semana santa este número quase triplica, de acordo com o  presidente da associação, Josimar Dias Leite.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado – Secretaria de Agricultura– através da Bahia Pesca e DNOCS.

O sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado com um sistema intensivo com renovação de água contínua, é uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento; além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em espelhos d’água onde a prática da piscicultura convencional não é viável.

O êxito do trabalho é devido, principalmente, a forma de comercialização. Os produtores encontraram um meio de negociar diretamente com supermercados e outras empresas, sem depender de atravessador. A cada 08 dias, Josimar Dias Leite, presidente  da Associação e sua equipe, retira os peixes que estão prontos para a comercialização e realiza a intermediação com os compradores. Nos dias de distribuição, a equipe trabalha reunida e de maneira organizada para fazerem o filé de Tilápia, e depois  distribuir nos comércios. Ele nos informa ainda que consegue tirar mensal, cerca de pouco mais de uma tonelada de peixe. 

Com informações de Amilton do Canudos Acontece

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial