ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA, 16 de Abril de 2025.

SÍTIO DO QUINTO: Posto de Saúde da comunidade Lagoinha está abandonado

Quando se fala em saúde ou mesmo em políticas públicas relativas à saúde, torna-se necessário compreender-se duas vertentes: a primeira diz respeito a um conceito mais restritivo de assistencialismo estatal dirigido a prevenir as ocorrências de doenças primárias que podem afetam a sociedade como um todo. Tais políticas são dirigidas a prevenir, recuperar e restaurar a saúde daqueles que a têm comprometidas. Tal forma de interpretação não comporta aceitabilidade nos moldes jurídicos da realidade atual.

 A outra vertente, diz respeito à saúde em si, de dada um e de todos os indivíduos de uma sociedade, na apreensão do seu grau de higidez possível, o que significa compreender como e quanto às relações de produção e a organização da sociedade contribuem para assimilação da riqueza nacional, em benefício da qualidade e da extensão da vida de todos, ou seja, ao cuidado físico das unidades de saúde que estão abandonadas por gestores públicos.  

Esse é mais um apelo que a população de Sitio do Quinto faz a gestão municipal do atual prefeito Cleigivaldo Carvalho (PDT). Com aproximadamente 13 mil habitantes o município de Sitio do Quinto vive uma catástrofe na área da saúde, e não é por falta de aviso, haja vista total abandono ao patrimônio publica, onde temos um prefeito descompromissado com a coisa publica onde foi eleito prometendo mudanças e até agora, no entanto, nada foi feito. Nunca disse a que veio.

Quando foi eleita a atual gestão esse PSF já existia na localidade Lagoinha, conseguido através de convênios na gestão do ex-prefeito Magalhães com recursos do Governo Federal. Tão logo assumiu a prefeitura a única coisa que essa gestão fez foi tão somente pintar as paredes de branco e a “logo marcas” da sua administração, e mais nada. Hoje serve de abrigo para os morcegos durante o dia e as ovelhas dormirem a noite.

Três anos e oito meses já passaram e nada foi feito, A Secretária Adelina tem dito que está para ajudar a população e, no entanto nenhuma “folha” movida para o beneficio daquela localidade. O fato é que populares já começaram a ficar chateados com as falácias do prefeito que bem assumiu a prefeitura até agora só vem prometendo muitas obras em beneficio da população.

As coisas complicam-se mais nos outros setores da saúde como ambulâncias 24 horas hoje não existem mais, marcação de exames somente em cidades visinhas, medicamentos no posto os pacientes tem que levar farmácia popular não existe nem dipirona e cibalena.

Como se não bastasse o abandono e o sentimento de magoa após dar ao prefeito cleigivaldo uma votação bastante significativa sobre o segundo colocado nas eleições 2008, os moradores convivem com uma saúde defasada, postos de saúde em péssimos estados, falta de medicamentos, e principalmente a falta de médicos. Uma situação que revolta os moradores e deixa constrangidos os profissionais da área, principalmente em épocas de fortes Chuvas onde há necessidade pelos atendimentos de saúde. Enquanto isso a população de Sitio do Quinto ainda espera “pacientemente” por solução por parte da administração.

Ai um fato curioso que presenciei foi o carro de som de campanha da coligação “Trabalho e Competência tem Nome” exibir uma gravação da presidenta Dilma onde destaca a importância das políticas publicas.  E logo em seguida o locutor faz questão de falar que Dilma, Lula e Wagner aprovam o governo da atual gestão. Agora eu pergunto: Será que Lula e Dilma têm conhecimento do descaso do prefeito com as políticas publicas?
 
Sitio News

Deixe seu comentário

Editoriais

Editorial