ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Eleições em Coronel João Sá-BA: Promotor eleitoral diz que agiu pautado na Legislação


Promotor eleitoral diz que agiu pautado na Legislação
O promotor eleitoral da Comarca de Coronel João Sá, Leonardo Cândido Costa, responsável junto com o juiz eleitoral Antonio Henrique da Silva pela condução da eleição no município do nordeste baiano, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias que agiu após a constatação de ação vedada por Lei durante o pleito, praticada pelo prefeito e candidato à reeleição, Carlos Sobral (PMDB). O atual gestor, que ficou em segundo lugar e perdeu por uma diferença de 104 votos, acusou a Justiça Eleitoral de tê-lo prejudicado após a determinação da prisão de eleitores que estavam vestidos no dia da votação com camisas vermelhas, cor adotada pela sua campanha. Mas, segundo o promotor, as vestes não só tinham a mesma cor, como o mesmo padrão. “Inclusive, algumas camisas foram apreendidas, o que gerou a abertura de procedimento policial para apuração da conduta vedada no dia da eleição. Através da investigação do Ministério Público Eleitoral, poderá se tratar de abuso de poder econômico. O abuso de poder econômico eu ainda não tenho elementos para afirmar isso, já que está sob investigação, o que eu posso afirmar é que havia várias pessoas, não somente neste ponto em que os eleitores foram encaminhados para a delegacia, mas em outros locais da cidade com a camisa da mesma cor, com o mesmo padrão, ou seja, camisas possivelmente compradas ou doadas. Isso é que será objeto da investigação para ver se houve ou não abuso de poder econômico; se houve possível distribuição de camisas”, afirmou.

Leonardo Cândido negou que a ação tenha gerado apreensão ou medo perante os eleitores locais. De acordo com ele, a determinação para dispersão e apreensão de alguns eleitores só foi dada após a caracterização de propaganda irregular. “Por se tratar até de um crime de menor potencial ofensivo, ou seja, nenhuma pessoa, desde que se comprometesse a atender depois o chamado da Justiça Eleitoral, ficaria presa. Inclusive, o delegado foi alertado que todos os detidos que ainda não tivessem votado teriam que ser liberados para que pudessem votar a tempo”, informou. O promotor ainda relatou a apreensão de funcionários da prefeitura, que deveriam conduzir eleitores da zona rural com veículos cedidos pela Justiça Eleitoral, mas estavam vestidos no mesmo padrão de eleitores do peemedebista e em posse de material de campanha. "Para você ver a que ponto as pessoas estavam usando essa camisa vermelha. Porque todo mundo que se presta a fazer o transporte de eleitor não pode realizá-lo mediante propaganda", condenouO juiz Antonio Henrique preferiu não se pronunciar sobre o caso já que, segundo ele, terá que se manifestar sobre o processo encaminhado pela coligação "Coronel João Sá livre para ser feliz" à 51ª Zona Eleitoral, que pede a anulação da eleição do último dia 7 de outubro.

BN

6 comentários:

  1. O JUIZ esta dando desculpas onde nao existe fundamentos ,pois as camisas foram compradas pela populaçao,porque entao antes de prender as pessoas ele nao comunicou primeiro a populaçao,ja que ele haje segundo ele de acordo com as leis eleitorais?porque pelo que eu entendo ele teria que ter primeiro feito um comunicado a populaçao antes de sair amedrontando a populaçao tao euforica naquela ocasiao.em cidades vizinhas muitas pessoas usaram blusas com a cor do partido e nem por isso foram submetidas a serem levadas para a delegacia como ocorreu aqui.o que O juis sergipano fez foi uma covardia que nao tem nem explicaçao.nossa cidade estava clamando por liberdade e esse direito nos foi tirado por uma pessoa que nao conhece a nossa realidade,que nem se quer sabe o que os joaosaense vao passar nas maos do gestor,estamos todos revoltados e conscientes que realmente moramos no pais chamado BRASIL.PAIS ONDE NAO TEMOS LEIS LEGAIS E ONESTAS,COM O POVO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  2. NAO SABEMOS A QUE PONTO PODE UMA PESSOA QUE ESTUDOU TANTO TEMPO,PRENDER PESSOAS TRABALHADORAS A UMA DELEGACIA NO DIA DE UMA ELEIÇAO, UM DIA COMO TODOS NOS SABEMOS É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PRA UMA POPULAÇAO,NAO SO DAQUELE DIA MAS O FUTURO DE QUATRO ANOS,SERA QUE AS PESSOAS NAO TEM MAIS NEM A LIBERDADE DE VOTAR NO DIA PREDESTINADO PELA JUSTIÇA SIMPLISMENTE POR ESTAREM USANDO UMA BLUSA DE COR VERMELHA ?ACONTECEM COISAS MUITO MAIS SERIA, E NEM POR ISSO O SONHO DE MILHARES DE PESSOAS SAO TIRADOS.ETA PAIS ESSE.ISSO SE CHAMA BRASIL.FOI UM DIA DE MUITO TERROR VER PESSOAS DE IDADE CORRENDO COM MEDO DE SEREM PRESAS,PESSOAS FICANDO SEM ROUPAS ENTRANDO EM CASAS DE ESTRANHOS,ESCONDEDO-SE COM MEDO DE SEREM PRESAS.FOI HORRIVEL...

    ResponderExcluir
  3. tá na hora da justiça tomar providência contra essas palhaçadas e outras cometidas nas campoanhas políticas, e se for preciso que anule eleições quantas vezes for necssário.

    ResponderExcluir
  4. esperamos que justiça se feita, e que sirva de exemplo para que medidas como estas não seja tomadas por parte dos judiciários. Até porque as camisas foram as pessoas que compraram e ninguém pode impedir que a vistam.

    ResponderExcluir
  5. deixem de mentiras as camisas foram dadas por cada candidatos do prefeito.eu vir vereadores dando camisa dentro de casa,se conforme com a derrota.o povo quis assim assim que deve ser.

    ResponderExcluir
  6. fato é que! não é de hoje que coronel é imperado o coronelismo!!! um verdadeiro cancer que é abastecido pelas veias fortes... veias essas que eram pra estar fazendo o oposto... estar trabalhando pelo bem da população...e não intimidado-a não é atua que coronel joão sá estar reconhecida em cidades circo vizinhas como a terra sem Lei... pois ate um ato democratico uma eleição um pledicito é execultada injustamente ou seja um jogo de cartas marcadas. quem sofre é o povo sem direito nem de protestar... quer dizer que milhares de pessoas estão revoltadas e mentindo e só o promotor fala a verdade é o dono da Lei...

    ResponderExcluir

Editoriais

Editorial