ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Estiagem: Adustina(BA) sofre com efeitos da seca


Diferente dos anos anteriores, devido a falta de chuva que castiga a região, os agricultores de Adustina e de municípios circunvizinhos têm pouco a comemorar com relação à safra de milho 2012, pois a queda na produção foi de aproximadamente 70% a 80% e em algumas localidades a perca foi considerada total. Os agricultores que têm suas roças financiadas pelo banco estão se dirigindo até agência para renegociar suas dívidas, fazendo assim aquisição do PROAGRO ou até mesmo prorrogarem os seus débitos, pois a produção é insuficiente pra quitar toda a dívida.
Atualmente, a saca de milho de 60 kg está sendo comercializado no município no valor de R$ 30,00 a R$ 34,00, dependendo da qualidade do grão.
Os principais reservatórios de água do município estão com pouquíssima água e alguns já estão completamente secos. O açude público que fica afastado há 4 km da cidade está com o nível de água mais baixo de toda sua história e a qualidade da água é tão ruim que está imprópria para o consumo dos animais. Alguns pecuaristas por falta de alternativa estão dando água que escorre do esgoto da cidade aos animais, correndo um risco muito grande de contaminar todo o rebanho.
Nos pastos, pouca comida. O capim já secou. O gado está morrendo de fome.
A alimentação está sendo feita através de palma (um tipo de cacto do nordeste) e milho moído. Alguns pecuaristas estão alugando pastos onde a chuva ocorreu com mais frequência e tudo isto vem gerando um custo muito grande para os criadores, que já estão desestimulados e consequentemente pretendendo acabar com os seus rebanhos.
 (Por: Blog Adustina 24 Horas / Fotos: Adustina.Net)

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial