ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Carlino Souza participa do 9º Cajú Fest 2011 em Água Fria-Ba


Prefeito Adailton Leão e Carlino Souza
Olá amigos internautas, estou aqui para contar um pouco mais da minha aventura de shows pelo Nordeste do Brasil. Recentemente tenho passado por cidades como Porto Seguro, Palmeira dos Índios, Canudos, Poço Verde, Sátiro Dias e a minha ultima parada não programada foi em Água Fria-BA. A convite dos amigos fui conhecer essa nova cidade encantadora e acolhedora.

Grande público marcou presença no evento
Uma festa de todos os ritimos marcou as noites do evento que se preparou para receber turistas de todo o país. No período de 21 a 23 de janeiro (de sexta a domingo) a prefeitura realizou a nona (9ª) edição do Caju Fest. Entre as maiores atrações do evento estavam às bandas Harmonia do Samba, Forró do Muído, Tribo de Já, Diego Costa entre outras. Uma super-estrutura montada para receber as maiores bandas da música nacional foi montada. O palco desta 9ª Edição do Caju Fest, além de uma grande estrutura, contou com uma iluminação e som especial. O prefeito Adailton Nunes de Souza Leão recebeu um público ainda maior que nas edições anteriores. A festa teve transmissão da rádio comunitária Agua Fria FM.

Festa atraiu pessoas de diversas cidades do Brasil
A idéia de promover o Caju Fest partiu da necessidade de promover a cultura agrícola do caju, já que o município de Água Fria tem nessa cultura uma de suas principais fontes de renda, inclusive já possuindo uma fábrica de beneficiamento da fruta. O objetivo do evento é atrair a população de toda a região para o município, aliando a data de comemoração do dia do seu padroeiro, São Sebastião, com a presença de famosas bandas.

O Caju Fest é ponto alto do calendário de festas populares em Água Fria. A cidade torna-se pequena para a multidão que a invade, pois ela é sempre programada com atrações de peso e tem sido referência na região. Há ainda corridas de cavalo, argolinhas e pegas de boi na caatinga e cavalgadas. Destaca o esforço de professores, coordenadores, diretores e pessoal de apoio da área de educação, e da igreja no resgate da cultura, folclore e religiosidade popular.

Gerente da Pataíba Seguros
Nesta edição, o Cajú Fest 2011 encerrou dia 21 (sexta) os festejos religiosos com a banda de Marcos Rocha em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião. Dia 22 (sábado) a festa começou às 17h com apresentação do Fofokaê e os blocos Tô nem aí e Sol Kana. Em seguida, shows de Chaonda, Lábios Divididos, Diego Costa, Harmonia do Samba e Sorriso Estampado.

Domingo, dia 23, foi a vez de Pachirô (bloco 100 Preconceito), Excita Samba, Fábio & Michel, Tribo de já, Forró do Muido, Só pra Frisar e bandas locais que repetirão o sucesso das edições anteriores.

Para chegar ao município de Água Fria, através de carro ou ônibus as informações são: Salvador - Água Fria = 148 Km (via Coração de Maria) através da BR-324; Serrinha - Água Fria = 42 Km (via Lamarão) através da BR-116 Norte; Feira de Santana - Água Fria = 67 Km (via Santanópolis) BR-116 Norte; Alagoinhas - Água Fria = 67 Km (via Ouriçangas) BA-084.

IMPORTANTE FRUTA - No aspecto econômico, Água Fria hoje conta com um comércio pujante que se desenvolve também na pecuária de corte, na agricultura de subsistência, criação de animais de pequeno porte e no desenvolvimento da cultura do caju, apicultura e plantio de mamonas e girassol. A mangaba é cultura nativa. Na área da saúde, a cidade conta com um hospital e vários postos de saúde. E no esporte e lazer conta-se com duas quadras poliesportivas – uma em Água Fria e outra em Pataiba.

O cajueiro é considerado uma das frutas mais importantes e de ampla distribuição nos trópicos. Sua origem, entretanto, é bastante discutida. As provas mais contundentes, no entanto, indicam que os centros de procedência da espécie são o Brasil, todo o norte da América do Sul e parte da América Central. Em relação à produtividade no País, estudos indicam que ainda é baixa diante do potencial do fruto. O sistema de cultivo tradicional do cajueiro, adotado pelo produtor, é economicamente inviável pela ineficácia na produtividade e qualidade de castanhas. A implantação de pomares de cajueiro anão, com mudas enxertadas, foi a tecnologia que apresentou os melhores resultados relativos à produtividade em todo o País.

Quero agradecer aos amigos comunicadores Aloysio Bahia, Geila Carla e Agenor Filho pela recptividade.

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial