ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Deputado alagoano acusa Assembleia de fraudar gratificações

Por Reprodução

O objetivo do deputado estadual João Henrique Caldas (PTN) era o de trazer à luz dos holofotes da TV Assembleia uma denúncia contra a Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos, sobre a falta de transparência e de critérios para os pagamentos de gratificações por dedicação excepcional, as GDEs, aos servidores do Poder Legislativo. Mas bastou o parlamentar conhecido como JHC começar a discursar na sessão de ontem da Assembleia Legislativa (ALE) para o plenário ficar igual à já nebulosa situação dos repasses da GDE bloqueados pela Justiça há um mês. O tempo fechou.
 
A falta de energia no meio da denúncia fez JHC acusar o presidente da ALE, Fernando Toledo (PDSB), de boicote à sua fala, porque ela apontaria para o fato de a Mesa Diretora ter feito concessões das GDEs para servidores do gabinete do deputado do PTN, sem seu conhecimento. 
 
E a reação foi imediata: “Vossa Excelência me respeite! Ôxe! E eu sou fornecedor de energia?”, disse Toledo, com os dois indicadores em riste, ao se levantar da cadeira de presidente, após JHC o questionar com rispidez se a Mesa estava boicotando sua fala.
 
Fernando Toledo diz que JHC quer “aparecer”
Após o discurso de João Henrique Caldas, o presidente Fernando Toledo convocou todos os deputados para uma reunião realizada em seu gabinete, sob a luz de velas. Os deputados que estavam na sessão debateram o assunto por cerca de uma hora, na sala da Presidência da Assembleia, à exceção de JHC. 
 
Encerrada a reunião, com luz elétrica restabelecida, Toledo disse à imprensa que a acusação de boicote era “leviana” e avaliou que talvez JHC estaria procurando “aparecer” para justificar seu mandato. 
 
Toledo falou por cerca de três minutos sem tocar no assunto das GDEs, alegando “não ter ouvido direito” o discurso do colega deputado. 
 
Somente quando questionado sobre o teor da denúncia, Toledo disse também estranhar o fato de JHC estar “manipulando os recursos” para devolvê-los aos cofres do Estado, porque os valores foram depositados na conta dos servidores. E falou que JHC teria servidores recebendo as gratificações porque teria solicitado à Mesa, assim como quase todos os deputados.
 
Justiça já suspendeu as “GDEs”
Em agosto de 2008, em substituição à Gratificação de Apoio Legislativo Parlamentar (GAP), o Legislativo criou a GDE, que prevê a concessão de vantagens que podem até duplicar o salário de nomeados para os gabinetes. Em outubro deste ano, a 18ª Vara Cível da Capital suspendeu a vigência desta e de outras vantagens, ao avaliar que os gastos ultrapassam o limite da LRF. Recurso da ALE ainda será julgado pelo TJ.
 
Alagoas 24 Horas

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial