ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Coronel João Sá alcança o melhor Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão

A quinta edição do estudo Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) mostra que a crise de 2009 refletiu na gestão dos Municípios durante o ano de 2010. O levantamento – feito anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – indica quais foram às prefeituras que se destacaram durante o ano, a partir da análise de dados das prestações de contas. E traz comparativos dos resultados desde 2002 para que seja possível avaliar o desempenho geral da administração municipal.

Nível de endividamento e gasto com pessoal, recursos de manutenção da máquina administrativa e investimentos em Infra-Estrutura, em Saúde e em Educação são algumas das informações que compõem o IRFS. Além de comparativo de dados como o custeio da máquina, o esforço de investimento e osuperávit primário.

De acordo com os dados, o desempenho social e de gestão das prefeituras teve queda, em relação ao ano anterior. Para a CNM, o fenômeno pode ter sido causado por duas hipóteses: a lenta e gradual recuperação da crise econômica mundial e o segundo ano de mandato. Na dimensão fiscal, a CNM índica um aumento que representa melhora na arrecadação própria ao longo dos anos, reflexo positivo na administração dos recursos e melhora da provisão de serviços.

Aplicação de recursos

No entanto, desafios em ampliar a capacidade de investimento e restabelecer o papel dos Municípios na aplicação em infra-estrutura ainda não foram alcançados. E em relação a 2002, o Índice mostrou que o pior desempenho foi o de dois anos atrás. Pelo estudo da Confederação, o esforço de vencer nesse aspecto se une ao de atender às crescentes responsabilidades nas áreas sociais – que reduz o espaço fiscal em conjunto com as restrições de financiamento – e conseguir cumprir com os limites estabelecidos pela LRF.

Na estimativa geral do IRFS com dados de 2010, o Município de Bom Jardim (SC) foi o mais bem colocado – obteve a maior nota de todos. Seguido dele estão: Caseiros (RS), Bilac (SP), Louveira (SP) e Pirapó (RS). Entre os 30 primeiros colocados no ranking geral IRFS, 15 são gaúchos, sete são paulistas, dois são do Sudeste, dois do Centro-Oeste e dois do Nordeste. Aos considerar os primeiros, a maior parte das prefeituras é das regiões Sul e da Sudeste.

Por categoria

Em 2010, Bom Jardim também foi o mais bem colocado no quesito fiscal. As outras quatro maiores notas neste aspecto foram de Louveira (SP), de São José do Hortêncio (RS), de Humaitá (RS) e de São Sebastião do Oeste (MG). Na administração da Gestão, Bela Vista do Maranhão (MA) teve a melhor pontuação. Depois dele, Coronel João Sá (BA), Formoso do Araguaia (TO) e Nhamundá (AM) estão no topo da lista. Em relação ao social, a liderança foi de Ipira (SC), que obteve excelente resultado, seguido de Santo Antônio de Posse (SP), de Pirapó (RS), de Catanduvas (PR) e de Ipiranga do Norte (MT).

O Estudo da CNM relata os primeiros colocados em cada uma das três categorias, mostra os Municípios com as melhores médias entre 2002-2010, faz um Comparativo da evolução do IRFS entre as capitais, e explica detalhadamente como é calculado o Índice.

Kennedy Santos Andrade
Secretário de Educação

Coronel João Sá - BA
Fone/ Fax: (75) 3286 2024 
                          9953 0397 

4 comentários:

  1. Parabéns Prefeito Carlinhos Sobral

    ResponderExcluir
  2. parabéns!! e que essa administração continue por mais quatro anos.

    ResponderExcluir
  3. É muito satisfatório saber que o município de Coronel João Sá vem se destacando nacionalmente com aspectos positivos e dando exemplos outros maiores e nacionalmente mais conhecidos de como um BOM GESTOR pode FAZER A DIFERENÇA PARA A POPULAÇÃO.
    Que você continue assim, Carlinhos Sobral, quebrando os paradigmas sociais, principalmente o de que "o povo não pode confiar em político."
    Parabéns, prefeito Carlinhos, por tornar Coronel João Sá um município de boas referências...

    ResponderExcluir
  4. No momento não sei daqui pra frente o que vai acontecer com os diretores da cidade onde morei pelos comentarios que eu ouço é que já faz 2 meses que o prefeito não faz pagamento para estas pessoas os serviços gerais estão quase pendente será que prefeito assim merece governar uma cidade cheia de charme com pessoas acolheidora no momento estou morando distante não sei quem é e nunca vi esse governante só ouvi falar será que é verdade ou mentira deixo essa explicação no ar para não ter o meu voto perdido e não perder a minha viagem de longa distancia me indicarão este site para ter mais informação gostei muito e acompanho quando posso as noticias estou ligada na internet Carlinho souza vc é 1000 e posta as noticias muito bem apesar da distancia que estou muito obrigado e continui sempre assim divulgando as noticias super bem obrigada e gostaria de saber melhor dos candidatos que vão as eleições em 2012 um voto é muito importante para a evolução da cidade apesar que não moro mais nesta cidade que tanto cinto saudade que é Cel. João Sá-Bahia.e verdade ou mentira que falam me mande uma resposta Carlinho Souza.

    ResponderExcluir

Editoriais

Editorial