ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Sistema de abastecimento garante água para Pedro Alexandre e Jeremoabo

A implantação de um sistema de abastecimento de água para atender o município de Pedro Alexandre e algumas localidades de Jeremoabo, concluída no final do ano passado, foi uma das ações do programa Água para Todos realizada pela Embasa. O empreendimento beneficiou 17,5 mil pessoas, que hoje enfrentam os graves efeitos da seca e têm na água, de qualidade e em quantidade suficiente distribuída pela Embasa, a garantia de água potável para consumo.

Em janeiro, a sede municipal de Pedro Alexandre e os distritos de Malhada Nova, Lagoa dos Porcos e Ponta da Serra, além dos povoados de Lagoa Escondida e Lagoa do Mato, no município de Jeremoabo, passaram a receber quantidade suficiente de água tratada e canalizada em suas casas.

Antes da conclusão desta obra, a população local era abastecida por água comprada pela Embasa da companhia de saneamento do estado de Sergipe em quantidade inferior à demandada. Durante os períodos de estiagem a oferta de água chegava a apresentar um déficit de 70% em relação ao volume necessário ao abastecimento dos imóveis atendidos pela empresa.

Decreto

Com o investimento, de R$ 10,5 milhões não existe mais falta de água nas torneiras por longos períodos, nem a dependência de caminhões pipas. Atualmente, a distribuição de água é feita durante quatro dias na semana, mesmo após o decreto do estado de emergência assinado pelo prefeito de Pedro Alexandre, no final de março.

“Quando abastecíamos com a água da companhia de Sergipe, não tínhamos uma condição regular de fornecimento. Com muita frequência, só conseguíamos distribuir durante um dia na semana”, informa o gerente da unidade regional que atende o município, Francisco Alves Júnior.

Funcionário do Supermercado Souza Teles, na Avenida João Batista Carvalho, Ermi dos Santos agradece. “Agora, a água entra na rede interna das casas mais do que três vezes por semana. Realmente, está muito melhor do que era antes”.

A construção do sistema integrado de abastecimento de Pedro Alexandre foi devido à perfuração de um poço profundo (400 metros) com vazão de 286 mil litros de água por hora, à implantação de 70 quilômetros de adutora, até a sede municipal, e de 12 quilômetros de rede distribuidora para atender as localidades rurais de Jeremoabo. Ainda compõem o sistema, três estações elevatórias (conjunto motor bomba) e uma caixa de reunião no trecho conhecido como poço da Tranqueira.

Governo da Bahia

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial