ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Fernando Mota: Triste Pedro Alexandre!

         A seca é cíclica. Tem a ver com a natureza climática. Mas também com o dedo do homem, ou melhor, a mão e o machado, a motosserra e as queimadas. 

         A ação irracional do homem, no que se refere ao desmatamento, traz como consequências a destruição da biodiversidade, a erosão e empobrecimento dos solos, enchente e assoreamento dos rios, a diminuição dos índices pluviométricos, elevação das temperaturas, a desertificação, entre outras.

         Mas, entre os homens, um agente há que existe, que ao tempo resiste, que por isso mesmo persiste na manutenção da famigerada figura sinistra que é - o politiqueiro, o agente mais perverso do flagelo da seca. 

         A seca corrói a natureza geográfica, ele (politiqueiro) o coração, a dignidade e a alma das criaturas – vidas secas. 

Em Pedro Alexandre, município do semiárido baiano, a 427 km da capital, a seca terrível tudo seca: fontes, sonhos, pensamentos, vidas. Enluta a paisagem e a torna desértica. Suscita prantos, suspiros, lamentos, endechas. 

         Parodiando a bela letra do poema do poeta baiano Gregório de Matos, digo: “Triste Pedro Alexandre, oh quão dessemelhante”! 

Como se não fosse muito a seca que é peculiar a tua sina, padeces também em virtude dos efeitos do vírus da politicalha que te arruína e dilacera a honra e a dignidade de teus filhos.

         Ai de ti, terra minha, que geme as dores do parto fatídico! Quem te imaginou não sonhara com tamanha perversidade. Quem te fecundou (ou te fecunda), desfigurou-te o semblante, escondeu-te entre os escombros das cidades anônimas, colocou-te no auge das vergonhas nacionais. 

Arrancaram (e ainda arrancam), de tuas entranhas, tudo quanto não lhes pertence. De teus filhos e filhas, saqueiam oportunidades e direitos e os escravizam em teus próprios braços. 

         “Triste Pedro Alexandre, oh quão dessemelhante”! 
         Então, filho(a) desta terra querida, desentala da garganta esse grito de liberdade! Dize “não” aos aventureiros! Aclama os homens e mulheres de boa vontade!

Autor: Fernando Mota
Presidente do DM/PT-Pedro Alexandre

2 comentários:

  1. PARABÉNS FERNANDO MOTA POR SEU EXEMPLO DE CIDADANIA!

    ENQUANTO FILHO DE NOSSA QUERIDA PEDRO ALEANDRE, VC TEM SE PREOCUPADO COM O BEM ESTAR DO NOSSO POVO.

    ESTAMOS JUNTOS!

    ResponderExcluir
  2. CIDADÃO DE PEDRO ALEXANDRE19 de maio de 2012 às 08:32

    AO LIDER DO DERETORIO MUNICIPAL DO PT DE PEDRO ALEXANDRE SR. FERNANDO MOTA

    E MUITO FACIO FICAR DEITADO TORCENDO PARA QUE A SECA SEJA MAIOR CADA VEZ MAIS AUMENTANDO ASSIM O SOFRIMENTO DO SERTANEJO, O BOM HOMEM DO CAMPO.
    A MAIOR FRAQUESA DE UM SER HUMANO E SE APROVEITAR DA FRAQUESA DO PROSSIMO PRINCIPALMENTE POLITIQUEIRO COMO VC QUE SE ESCONDE OS QUATROS ANOS SO APARESENDO PARA SE APROVEITAR DE SITUAÇOES COMO ESSA "VC E DIGNO DE PENA"
    PQ AO IVEZ DE SE APROVEITAR DO SOFRIMENTO DOS OUTROS VC NÃO ASSUME SEU POSTO DE LIDER E VEM DIVIDIR O SOFRIMENTO,PESSA UM CARRO PIPA A DEP. FATIMA NUNES OU O DEP EMILIANO QUE TANTO JULGA P. ALEXANDRE COMO UM CIDADE AFRICANA, MÁS SEJA RAPIDO QUE A CHUVA JA TA CHEGANDO OU SERA QUE VC VAI CONTINUAR PEDINDO PRA ELA NÃO VIM PRA TER O QUE FALAR.

    ResponderExcluir

Editoriais

Editorial