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As 10 empresas mais reclamadas (Agosto) 2010.

O Procon divulga, todos os anos, ao fim do primeiro semestre, uma lista com as empresas mais "reclamadas". "Reclamadas", neste caso, significa queixas que viraram processos judiciais. Mas há também outra lista, a das empresas mais "demandadas", que são aquelas que mais geraram atendimentos nos Procons.

Oi : A Oi lidera a lista das empresas mais demandadas do Sindec até o final de agosto de 2010. A empresa concentrou 8,94% das reclamações do período. Parece pouco, mas a porcentagem refere-se a um universo de 700.000 demandas sobre cerca de 30.000 empresas.

Itaú Unibanco : O banco sobe ao pódio no segundo lugar na lista de empresas mais demandadas, com 6,06% das 700.000 demandas do período. "A posição do Itaú Unibanco em relação ao ranking do Sindec reflete a participação de liderança da instituição no setor bancário", informou o banco em nota.

Bradesco : No terceiro lugar, está outro banco, o Bradesco, com 3,62% das demandas do período entre 1º de janeiro e 27 de agosto de 2010. Na lista do Procon de empresas mais reclamadas, referente a 2009, o Bradesco ocupa o 7º lugar.

Claro : A operadora Claro aparece em 4º lugar na lista de empresas mais demandadas do Sindec. Para conquistar essa posição, ela precisou obter 3,25% do total de 700.000 demandas registradas pelo órgão no período.

Vivo : A Vivo é a 5ª empresa entre as mais demandadas do Sindec. A operadora recebeu 2,29% das 700.000 demandas feitas aos Procons no período.

TIM : Seguindo de perto as concorrentes, a TIM ocupa o 6º lugar entre as empresas mais demandadas do Sindec. Para isso, a operadora precisou de 2,16% das 700.000 demandas feitas aos Procons entre 1º de janeiro e 27 de agosto de 2010.

Banco do Brasil : O Banco do Brasil foi a sétima empresa mais demandada, com 1,79% das 700.000 demandas do período. Na lista do Procon de empresas mais reclamadas em 2009, o BB ocupa o 25º lugar, com 267 reclamações, das quais 178 não foram atendidas.

Ponto Frio : No oitavo lugar da lista de empresas mais demandadas está o Ponto Frio. A empresa registrou 1,36% das 700.000 demandas computadas pelos Procons de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal.

NET : A empresa de serviços de TV por assinatura, internet e TV a cabo NET ocupa o 9º lugar dessa lista com 1,36% das 700.000 demandas realizadas aos Procons no período. Procurada, a Net não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.

Banco Real : O último participante da lista é o Santander Real, no décimo lugar, com 1,35% das demandas do período. Em nota, o banco informou que incentiva os clientes a buscarem os canais de atendimento da instituição, além do SAC e da ouvidoria.
 
Informações do Portal Exame.

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