ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Mudanças e conflitos na política Sítioquintense: O "direito" de ir e vir da política

Qual a união mais absurda e improvável que poderia acontecer nas eleições de 2012 em Sítio do Quinto?

VOTE NA ENQUENTE ABAIXO 

Diante de inúmeros comentários sobre a política de Sítio do Quinto. A pedido de nossos internautas assíduos, estamos lançando uma enquete diante do cenário político local e seus comentários. A menos de um ano para as eleições em 2012, o mal estar já começa a aparecer e com elas as insatisfações dentro dos Grupos políticos.

Vale também esse direito aos políticos e ao troca-troca de partido? Pela atual Lei, sim. Nada impede que políticos troquem de partido 12 meses antes das eleições, e ainda segundo algumas propostas que tramitam no Congresso para serem aprovadas na Reforma Política, esse limite pode encolher para seis meses.

O vice-prefeito, Carlos Oliveira Reis, saiu do PR e migrou para o partido de Otto Alencar. O partido foi assegurado pelo Deputado Paulo Magalhães, ex-democrata agora no (PSD).

O prefeito Cleigivaldo reafirma sua pré-candidatura mesmo sem o apoio do Grupo da Jibóia. De acordo com Cleigivaldo há várias obras para serem realizadas no município. "A vez é minha e não abro da reeleição pra ninguém". Cleigivaldo acredita dar a volta por cima e superar toda rejeição.

Já o ex-secretário de Administração, Ita Silva fica no PSB de Lídice da Mata. O ex-secretário já teve seu nome cogitado pelo grupo da oposição como um dos prováveis pré-candidatos a vice-prefeito na chapa de Antônio Marques do Nascimento (Tabaqueiro). Ita pediu desligamento da secretaria de Administração insatisfeito com o prefeito Cleigivaldo após perder a presidência do partido PDT para membros familiares. No entanto, o nome de Geraldo Gato para compor a chapa de vice-prefeito com Tabaqueiro é nome consolidado no grupo.

O presidente da Camara Municipal de Vereadores, Gelson da Jiboía, deixou o partido do prefeito Cleigivaldo insatisfeito e foi para o PTN.
Outro peso forte nas campanhas de 2012, é o tio do prefeito Cleigivaldo, Lio de Jaconias uma vez que o mesmo pretende ser um pré-candidato contra seu sobrinho pelo partido PMDB. Lio já declarou apoio à pré-candidatura de Antônio Tabaqueiro durante festa de aniversário.

É um ir e vir sem limites. A jovem Morgana é uma pré-candidata a vereadora nas próximas eleições. A Miss Sitioquintense deixa o PP de Jair do Correio e filiou-se no PSC de Tabaqueiro. Será motivo de honra, do mesmo eleger dois vereadores de sua confiança. Carlé do Sindicato e Morgana. E os outros?

Enquanto as convenções não chegam, as torcidas já começam a se organizar. Há aqueles que torcem para que Cleigivaldo e Tabaqueiro não possam ser pré-candidatos. As torcidas partem dos próprios grupos de situação e oposição. De fato que se as eleições fossem hoje, Tabaqueiro poderia se considerar eleito caso a justiça libere o registro de sua pré-candidatura. De outro lado a situação vive a dizer que Tabaqueiro não é pré-candidato e que o mesmo fez uma festa de aniversario de fachada. Estaria Tabaqueiro fazendo o mesmo papelão que fez nas eleições passada?

Pelo visto os ânimos políticos não estão nada bem em ambos os grupos. Apesar da sua rejeição pelo perfil político que viveu, quando era prefeito durante as três gestões, parece que Tabaqueiro tem procurado superar tudo dando a volta por cima.

A formação de um novo grupo político em Sítio do Quinto não é descartada. De acordo com um vereador da situação, caso Cleigivaldo e Tabaqueiro venha fazer uma junção política o mesmo estará à disposição para formação de um novo grupo político. A política é um Vale tudo.

O prefeito Cleigivaldo obtêm em suas mãos uma ferramenta poderosa para enterrar politicamente o nome dos ex-prefeitos. Não sabendo fazer o uso da mesma, do jeito que a situação está, tudo indica que dará a Tabaqueiro o privilégio de voltar ao poder mais uma vez.

A verdade é que Marcelo Nilo não quer ver a figura de Gelson da Jibóia nem banhado a ouro. O deputado tem feito de tudo para unir Tabaqueiro com Cleigivaldo. Dessa forma, Gelson seria isolado politicamente. A quem o diga que amanhã todos eles possam estar juntos no mesmo palanque. Já existem inúmeros pré-candidatos em Sítio do Quinto ao que tudo indica que em 2012 a política será 100 vezes mais acirrada que em 2008.

Se Cleigivaldo optar por apoiar Gelson da Jibóia, tudo indica que poderá haver um racha dentro do próprio grupo, uma vez que boa parte do secretariado e o eleitorado não apoia a escolha de Gelson como provavél pré-candidato a prefeito. Se esse episódio acontecer, tudo indica que o grupo da situação poderá se decompor politicamente.

De acordo com informações de um cabo eleitoral, enquanto Cleigivaldo e Gelson não se decidem, Tabaqueiro ganha tempo. "Estão eperando Tabaqueiro poder ser candidato", desabafou um cabo eleitoral que possuí cargo comissionado por temer a volta de Tabaqueiro ao poder. 

Apesar de haver uma rejeição dentro do próprio grupo da renovação, Gelson é apontado por alguns como um dos mais fortes do grupo de Cleigivaldo. Embora hoje uma vitória do grupo de Cleigivaldo não é dada tão certa assim.

Por: www.CarlinoSouza.com.br – Opinião corajosa que interpreta notícia.

7 comentários:

  1. Os ex Prefeitos que aqui passaram fizeram muitas coisas boas sim é claro para eles mesmos, quem mora em sitio do quinto sabe que aqui não existe nada nem mesmo uma prefeitura os ex dominaram quase 20 anos será que eles precisam mais de 20 anos novamente para contruir pelo menos uma prefeitura hoje aqui é claramente considerada a pior cidade da região

    ResponderExcluir
  2. NAO SOU FILHO DE SITIO DO QUINTO MAS GOSTO MUITO DESTA CIDADE, TENHO MUITOS AMIGOS AI POR ISSO QUERO O MELHOR PARA ELA, VEJO JAIR DO CORREIO COMO UMA GRANDE ESPERANCA DE MELHORA POIS É UMA PESSOA DIGNA,HUMILDE E PRINCIPALMENTE HONESTA COISA MUITA DIFICIL NOS DIAS DE HOJE. COM FÉ EM DEUS JAIR SERA O NOVO PREFEITO DE SITIO, PARA QUE O POVO TENHA UMA ESPERANCA DE MELHORA.

    ResponderExcluir
  3. REAMENTE COM FÉ EM DEUS O PREFEITO DE SITIO DO QUINTO VAI SER JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Sou da cidade de Antas, conheço o trabalho de Jair do Correio, sei de sua integredidade pessoal, é um cara muito humilde e tem tudo pra colocar o Sitio numa situação bem melhor do que esses prefeitos que passaram por ai nas últimas eleições. Espero que a população do Sitio veja isso, der uma chance ao Jair ou continuem sofrendo numa cidade sem perspectivas de melhoras. O tempo passa e vocês vão esperar por mais quanto tempo prá acabar de vez com essa penúria ? JAIR NELES !

    ResponderExcluir
  5. nao so do sitio do quinto nem do estado da bahia mais moro aqui ha seis anos gosto muito desta cidade e pra min o melhou candidato e jair do correio do lado do atual prefeito claropor ser uma pessoa bem carismatica educada e um otimo professor

    ResponderExcluir
  6. JAIR para prefeito, esses outros aii só querem comer o dinheiro da prefeitura , jair sim é um homem honesto e que vai colocar a cidade de sitio do quinto para frente, esses ex prefeitos a unica coisa que fizeram em seus mandatos foi pegar o dinheiro da prefeitura para gastos pessoais e tirar onda as custas dos eleitores. Queremos melhorias para a cidade que se encontra um lixoo...JAIR NELES!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amo Sitio do Quinto!

    Conheço todos os politicos e posso afirmar nenhum quer trabalhar pelo futuro de nossa cidade, só querem o poder para usufluir da pobre prefeitura.

    Voltar ao passado é sofre outra vez, se ficar como está não tem futuro... vai continuar uma cidade sem segurança, sem saúde, com um prefeito turista, gastando o pouco do dinheiro do municipio em outras regioes.

    A esperança é um novo nome "O padre"

    ResponderExcluir

Editoriais

Editorial