ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

ADUSTINA, ARACI E CANUDOS GARANTEM PRODUÇÃO DO PEIXE DA SEMANA SANTA.


A comercialização já começa no próximo sábado (13). Serão quatro toneladas de tilápias, com peso entre 600 gramas a um quilo. Outras 7,4 toneladas estarão prontas para o período da Semana Santa. Contrastando com a ausência de chuvas, e o forte calor, com temperaturas de até 40 graus centígrados, o município de Adustina, a 332 quilômetros de Salvador, em plena Região do Semi-Árido, consegue produzir peixes, em quantidade suficiente para garantir o abastecimento durante o período da Semana Santa.
Graças ao trabalho realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca, não apenas em Adustina, mas em dois outros municípios do sertão, Araci (211 quilômetros de Salvador) e Canudos (410 quilômetros da capital), a produção de peixes pelo método de cultivo em tanques-rede, vem dando resultados. Os três municípios garantem a produção de pescados na região e ainda abastecem outras localidades do Semi-Árido.

Os frutos desse trabalho foram plantados no ano passado, quando a Bahia Pesca fez as primeiras alevinagens (colocação de alevinos, filhotes de peixes) nos tanques-rede nos açudes públicos de Araci (comunidade de Poço Grande), Canudos (açude de Cocorobó) e de Adustina. Em pouco mais de seis meses foram feitas as primeiras despescas, e agora, após a segunda alevinagem, realiza-se o segundo ciclo de despesca, com a captura dos peixes na fase adulta,  destinados ao consumo das próprias famílias e  comercialização com outras localidades da região.

A parceria da Bahia Pesca, que é feita com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), permitiu que 30 famílias em Araci, 22 em Canudos e outras 26 em Adustina, fossem beneficiadas com a colocação de 40 tanques-redes em cada localidade. Na primeira fase do projeto a Bahia Pesca fornece os tanques-rede, os alevinos e as rações, além da capacitação e assistência técnica aos produtores. Numa etapa posterior, os próprios produtores irão gerir os projetos, mas continuarão a ter os alevinos e o acompanhamento técnico por parte da Bahia Pesca.

Pesquisa: Carlino Souza / Seagri Notícias

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial