ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IBIRATAIA INICIA COM GRAVES DIVERGÊNCIAS


Foi realizada na Câmara municipal de Ibirataia, no dia 01 de março de 2010, às 16:00, com a presença de 25 pessoas com objetivo de escolher a diretoria do novo conselho de saúde e teve como pauta:

-  Apresentação do modelo de Estatuto para apreciação da nova diretoria escolhida
-  Votação da Nova Diretoria
A sessão iniciou com uma observação do secretário de Saúde Cidy Cley, que informou aos presentes que havia uma grave distorção na Lei nº 951/2009 Art. 5, inciso I, que consta uma Entidade de prestador na vaga de usuário e pontuou também que na proposta de composição do Conselho Municipal de Saúde, no Inciso II, as 04 vagas para Entidades dos trabalhadores de saúde, consta apenas 01 Entidade com direito a 04 votos, o que é totalmente Ilegal diante da resolução do Conselho Nacional de Saúde Nº 333 de 4 de Novembro de 2003, que está em vigor.
Ainda em protesto o Secretário de Saúde se manifestou juntamente com outros presentes, lembrando que se for composto o Conselho dessa forma, comprometerá a sua formação, iniciando com este erro gravíssimo.
Mesmo assim, o presidente da Comissão da Organização de Eleição do Conselho, juntamente com alguns membros e um vereador,  propôs uma votação para manter os quatro representantes de apenas uma Entidade ou que fosse colocado as  quatro representações de Entidades distintas.   Após a realização da votação, se manteve uma única Entidade com direito a quatro votos.
Em seguida foi aberto a discussão para a formação das chapas que concorreram ficando composta da seguinte forma:
CHAPA 01
PRESIDENTE: Salvador de Jesus Souza
VICE PPRESIDENTE: João José de Lima neto
1º SECRETÁRIO(A): Maiana Santos de Santana
2º SECRETÁRIO(A):Rosilda Santos Nascimento
CHAPA 02
PRESIDENTE: José Passos Prazeres Junior
VICE PPRESIDENTE: Edemilson Gomes Costa
1º SECRETÁRIO(A): Maria Julieta Brito da Rocha
2º SECRETÁRIO(A): João José de Lima neto

Houve a eleição e ocorreu um empate entre as chapas, a Comissão Eleitoral promoveu discussão para deliberar a escolha da vencedora, conselheiros sugeriram que fosse aclamado eleito o candidato mais idoso.   O Secretário de Saúde ligou para a representante da 13ª DIRES e da SESAB,  responsável por nortear Conselhos de Saúde, a Drª Nadja S. Andrade informou que o critério de desempate deve ser  decidido consultando o Presidente do Conselho Anterior. Na ocasião, membros da chapa nº 2 apresentaram protesto, por não aceitar o critério de desempate por idade.

Por: Alan Alves

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial