ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

RAIO X DA POLÍTICA: A movimentação de siglas revela novo cenário político

Surgimento de novos partidos, alteração na correlação de forças entre prefeito e vice-prefeito e a oposição com possibilidade de formação de novos blocos políticos. Este é o resultado mais visível do troca-troca de partidos que pode levar a mais mudanças em Sitio do Quinto.

Ainda é cedo para se avaliar a verdadeira dimensão das mudanças provocadas no Grupo da "Renovação" com a saída do vice, com vistas às eleições de 2012 que movimentou o cenário político sitioquintense nos últimos dias.

O Vice-prefeito Carlos Reis e o surgimento do novo partido (PSD) que chega com o apetite de ocupar espaço entre as grandes legendas, podem ser considerados a grande novidade desta temporada que contribui para a fragmentação das forças políticas tradicionais e possibilidade de formação de novos blocos políticos.
O PSD de Carlos Reis, em que pese à falta de clareza ideológica, ainda não decidiu se é de direita, de centro ou de esquerda, já nasceu grande. Ajudado pela legislação eleitoral virou refugio dos descontentes de outros partidos e atraiu líderes das mais diferentes matizes ideológicas, formando uma grande frente que poderá ou não vingar éum (PFL) disfarçado. O PSD ainda terá que passar pelo teste das urnas para se firmar como uma nova força política como apregoam seus líderes e que se pretende que exerça papel decisivo na política nacional e sitioquintense.
O PSD poderá ser uma das bases de sustentação de uma nova força política em formação no município e que ao lado do PT do vereador Marcelo Gama, do PCdoB de Andrade do Sindicado, ou PSB do ex-secretário de administração Ita poderá estruturar a suposta "Terceira Via", isso vai depender da capacidade de articulação desses quatro líderes, que se unirem terão força para eleger o novo gestor do município e mudar definitivamente os rumos da política de Sitio do Quinto. Estes quatros partidos podem ensaiar um acordo em 2012, não saindo vitoriosos nessa eleição, mas que pode ser o laboratório para um entendimento futuro com vistas para 2016.

No bloco da situação, as mudanças mais significativas ocorreram no âmbito das especulações com reflexo apenas na batalha judicial. A eleição municipal hoje tem um foco, quer dizer, os adversários do prefeito têm suas atenções voltadas no conflito hoje vivido por cleigivaldo que teve suas contas rejeitadas e estão preste a serem julgadas pela câmara e mais um fato que pode tira-lo da disputa, caso semelhante ao do prefeito de Itabuna. Com a possibilidade de não disputar a reeleição. Azevedo e outros chefes de executivo em situação similar ficariam impossibilitados de participar do pleito por terem exercido anteriormente mandato de vice e ocupado, a qualquer tempo, o posto do titular.

É este o drama vivido por Azevedo, semelhança com o drama vivido por Cleigivaldo ainda não esclarecido pelo TSE, caso eles passe por essa, só têm verdadeiramente uma ameaça pesando sobre suas candidaturas: A análise das contas de 2010, que será feita pela Câmara de Vereadores.

De qualquer forma só depois das eleições vamos poder conferir o novo cenário político do nosso município que os partidos começaram traçar a partir de agora com suas estratégias eleitorais e que só será perceptível depois do resultado das eleições. O troca-troca de partido pode ter provocado rupturas importantes que certamente vão levar a formação de um novo cenário político com repercussão direta em 2014. Mas ainda não podemos saber que cenário é este. No máximo poderemos especular.

No balanço geral todos os partidos dizem que saíram do processo de filiações fortalecidos. Alguns mais, outros menos, mas todos comemoram e fazem projeções otimistas para 2012.

Neste sentido o novo cenário aponta para uma exaustão das velhas forças tradicionais, notadamente o siqueirismo, a fragmentação das forças governistas e a possibilidade de formação de novas forças políticas que chegam com o apelo do novo, talvez mais sintonizadas com o desejo do eleitor que cobra mudanças de verdade e que quase sempre termina em frustração como visto em administrações anteriores. Mesmo que o novo não seja tão novo assim, seja uma reorganização de fragmentos do velho, o futuro há que ser assim. O apelo ao novo, com novas perspectivas e novas possibilidades.

É isso o máximo que se pode ver do cenário que começa a se desenhar no horizonte da política sitioquintense, sempre muito carente de democracia e de política.

Sitio News / Fotos: Carlino Souza

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial