ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Sátiro Dias: Cavalgada Show supera as expectativas dos organizadores

Cerca de 1,8 mil cavaleiros de cidades da região nordeste do estado se reuniram domingo (21) na Comunidade de Pau de Leite, a 12 km do centro da cidade de Sátiro Dias, para participar da 1ª edição da Cavalgada Show, organizada pelo empresário Pedrito Cruz, com apoio da família e dos amigos.

Segundo Pedrito, a realização do evento marcou um momento novo para todos que gostam desse tipo de esporte na região e, se depender dele, a festa irá fazer parte do calendário cultural do município: “mesmo sendo organizado por um grupo de pessoas voluntárias, de boa vontade, e, sobretudo, que gostam de Sátiro Dias”, falou Pedrito.

Ainda de acordo com o empresário, a quantidade de participantes foi acima do esperado: “Imaginava por volta de mil cavaleiros, já que essa foi o primeira a ser realizada, pois, ainda nem é tradição”, disse.
Ás 10h da manhã, o largo da comunidade começou a ser ocupada por cavaleiros e amazonas. As 12h30, teve início o trajeto de 14 km, sendo 12 km até a cidade de Sátiro Dias e mais 02 km pela BA 233, que liga Sátiro à Inhambupe. A cavalgada encerrou no Sítio Vitória, onde foi montada uma mega estrutura com palco, som, sanitário químico e vários toldos para barracas de bebidas e alimentação.

Cortejo
Debaixo de sol muito quente, o número de participantes da cavalgada foi sendo ampliado ao longo do desfile. No alto do carro de som, a dupla de repentistas Zé Antônio Cearense e Passinho, aboiavam inspirados pela paisagem formada pelas “roças” de pequenos agricultores e as boiadas, nos pastos maiores, cujo gado corria em direção as cercas enquanto ouviam aboios tradicionais do sertão.

“A Cavalgada nasceu forte e vai crescendo a cada ano, é muito gostoso ver gente de toda região presente neste evento”, falou o pecuarista Paulo Trindade Mota, que se deslocou com mais cinco amigos do município de Aporá.

A primeira parada aconteceu no Povoado de Pocinho, depois passou pela Comunidade de Varões, Baixa da Lagoa e Alto do Cruzeiro, até chegar à sede, onde uma multidão aguardava nas calçadas, aplaudindo os vaqueiros que passavam pelas ruas da cidade.

A cavalgada chegou ao Sítio Vitória ás 15h30, sendo recebida por mais de mil pessoas que vieram das diversas comunidades rurais.

Intitulado de Cavalgada Show, o evento contou com a presença do grupo Forró Repente (Miudinho e Passarinho), a banda de forró Mastruz com Leite e Sela Rasgada.A dupla Miudinho e Passarinho cantou músicas sertanejas, forró, além de fazerem versos de repente, destacando a importância do evento.

A noite, após a apresentação de artistas locais, aconteceu o show com a Banda Sela Rasgada que apresentou músicas conhecidas da vaqueirama, a exemplo Feitiço Matador, Ponto G,  Beber Sem Fazer Pausa e Civilização.

Com a Banda Mastruz com Leite ficou o ponto mais alto do evento, a mesma mostrou porque foi criada em 1990 na cidade de Fortaleza revolucionando os padrões do forró, e  consagrada como a maior Banda de Forró do mundo.

Tocando para um público estimado pela comissão organizadora, de cinco mil pessoas, os vocalistas Neto Leite, Raynner Rylker e Samila França fizeram todos tirarem os pés do chão com a canção “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. O show contagiou crianças, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, sem perder a identidade e a qualidade musical, valorizando o evento que já desponta como uma futura tradição cultural para o município de Sátiro Dias.

Com Informações de Valdenor de Assis / Arte: Carlino Souza

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial