ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Fazendeiros de Simão Dias e Poço Verde desviam e vendem água da Deso

Três proprietários de terras dos municípios de Simão Dias e Poço Verde foram flagrados ontem desviando água da adutora que abastece os povoados dos dois municípios para irrigação de suas propriedades e venda através de caminhões-pipas. Este foi o resultado do primeiro dia da operação Deso Pega Ladrão, desenvolvida por técnicos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e agentes da Polícia Civil para combater o desvio de água no Estado.

O presidente da Deso, Bosco Mendonça, informou que a fiscalização na região foi iniciada em função das reclamações de moradores de povoados dos dois municípios de que o abastecimento de água estava irregular. A Deso possui o Sistema integrado  Piautinga, que abastece as cidades de Lagarto, Salgado, Riachão do Dantas, Simão Dias e Poço Verde, com derivações para os povoados. A quantidade de água liberada é suficiente para abastecer toda a população da região sem qualquer tipo de racionamento. Se estava faltando água havia um problema na tubulação e fomos verificar, explicou.

Como técnicos da Deso já haviam feito a varredura de toda a tubulação da adutora, a companhia pediu o apoio do Ministério Público Estadual, através da comarca de Lagarto, e da Polícia Civil, para constatar o flagrante do roubo de água. Os fazendeiros furam a tubulação e fazem desvios para as suas propriedades e utilizam a água, sem qualquer pagamento, para a construção de açudes, projetos de irrigação e até a venda através de caminhões-pipas.

Crime qualificado - Com a constatação do roubo de água, o presidente da Deso disse que a polícia já está preparando os relatórios que serão encaminhados ao promotor de Lagarto, Eduardo Matos, que deverá formalizar a denúncia judicial. O que os fazendeiros estavam fazendo é um crime duplamente qualificado - roubo de água e privação da população de um bem essencial, justificou Mendonça.

O presidente da Deso assegurou que a companhia vai continuar com a varredura na região Sul do Estado, já que há reclamações de falta de água em povoados de outros municípios. Em seguida, a operação Deso Pega Ladrão será deslocada para os municípios do Alto Sertão onde, segundo Mendonça, as reclamações de moradores são constantes, apesar de a companhia fornecer água regularmente.

Hotéis - A fiscalização de desvios na rede de água foi intensificada no ano passado, logo depois de Bosco Mendonça assumir a presidência da Deso. Ele autorizou a realização de uma auditoria nas contas de pessoas jurídicas e ficou impressionado com os baixos valores das contas de alguns hotéis da orla de Aracaju e determinou a realização de uma vistoria nas redes de acesso. Foi quando ficou constatada a existência de gatos em cinco estabelecimentos e em diversas mansões da Coroa do Meio.

Um dos hotéis tem 92 apartamentos e pagava R$ 96,00 mensais da conta de água. O inquérito contra a fraude está tramitando na Delegacia de Turismo e já está na fase de pronúncia do delegado. Não vamos dar trégua. Quem roubar água será denunciado à Justiça, adverte Bosco. 

As informações são do Jornal do Dia /  Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário

Editoriais

Editorial