ATENÇÃO PREZADO LEITORES, ESTE SITE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO. AGUARDEM. NOVO PORTAL JÁ EM ANDAMENTO!

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você fica bem Informado  Jaguarari-BAHIA,

Sítio do Quinto-BA - Prefeito Cleigivaldo tem contas reprovadas pelo TCM e encontra-se inelegível

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas emitiu Pareceres Prévios, ontem (8), pela rejeição das contas da Prefeitura de Sítio do Quinto. O Parecere recomendando a rejeição das contas serão enviados a Câmaras Municipal.

Trataremos, a seguir, das profundas mudanças que a Lei da Ficha Limpa realizou no tema da inelegibilidade dos que tiveram contas públicas rejeitadas.

A nova redação da alínea g do art. 1˚, inciso I, da Lei de Inelegibilidades declara serem inelegíveis “ g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.

Em primeiro lugar, é preciso registrar que não há dúvida sobre a constitucionalidade de qualquer aspecto desse dispositivo. Ele está em vigor, é eficaz e, segundo expressamente decidido pelo Supremo Tribunal Federal, plenamente compatível em todos os seus termos com a nossa Constituição.

Trata-se, assim, de aplicar o dispositivo nos termos em que foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Serão destacados, os principais aspectos a serem observados quando da verificação da inelegibilidade dos que tiveram contas públicas rejeitadas.

É preciso ter presente, desde logo, a mente do legislador, que, movimentado por iniciativa popular de projeto de lei, pretendeu restringir a candidatura de pessoas que ostentam graves máculas na sua vida pregressa, com determinava desde 1994 o § 9˚ do art. 14 da CF.

Assim, ao intepretar o dispositivo, deve-se ter presente que se trata de uma norma de garantia que dá concretude ao princípio da proteção. A atitude do intérprete deve ser, pois, a de buscar no texto da legal a leitura que mais se amolda à proteção da sociedade contra o alcance de mandatos por pessoas que levem consigo qualquer indicador de que sejam capazes de conspurcá-lo por práticas de improbidade.
Portanto, baseado na nova lei, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa prefeito de Sítio do Quinto, encontre-se inelegível.

Sítio News / Foto: CarlinoSouza

12 comentários:

  1. olha só hein, cleigivaldo aparecendo hein, nestante será que o mesmo blog do carlno irá publicar que Cleigivaldo é realmente candidato a prefeito? Bem não me ligando muito nisso fico feliz por está sendo colocada essa lei que deixa muito prefeito safado na manga, mas infelismente ainda não dessa vez, pois celigivaldo é prefeito confirmado daqui que as coisa sejam revaladas ja acabou o segundo mandato dele se liga ai galera sou + 1 2.

    ResponderExcluir
  2. doce ilusao meu caro colega.a verdade e que voces cairam e muito.de 45 chegram ao 12.coo mudar?onde foi que voces eram?basta de enganaçao!nao adianta nem mesclar o mercado do rasinho.nao ganham nada.atem que fim a justiça acordou.PArABENS CLEIGIVALDO sitio do quinto agradece!

    ResponderExcluir
  3. é gente mesmo que ele seja candidato uma pessoa que está inelegivel ,a consiencia sera de cada um .Fora candidatos corruptos !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Francisco Assis Melo11 de março de 2012 às 17:19

    Caro Carlino, boa noite.

    Não caia no lugar comum dos que estão analisando a Lei de Inelegibilidades, com as alterações da LC 135 (Ficha Limpa), da forma simplista. Não quero, com isto, afirmar que esse ou aquele é elegível ou não. Apenas lembrar que a rejeição de contas deve ser analisada à luz da nova lei para determinar a inelegibilidade de quem quer que seja. Ademais, ao contrário do que se pensa, no que se refere à rejeição de contas, a nova lei é mais favorável aos políticos do que o texto anterior. Bom lembrar que as decisões das Cortes de Contas continuam passíveis de anulação pelo Poder Judiciário. Isto implica em que com BONS advogados e muito dinheiro sempre existirá a possibilidade de conseguir-se Liminares que permitirão registros de candidaturas e até mesmo assunção e posse de mandatos.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente Sítio do Quinto não tem o que comemorar com a inegibilidade do atual prefeito Cleigivaldo... Os erros e falhas cometidas pelo atual gestor foram em virtude da inadimplência decorrentes do histórico político desastroso que existiu neste município... Parabéns ao prefeito Cleigivaldo pelos esforços em prol do município e sentimos muito pela sua inegibilidade... Sou mais 12...

    ResponderExcluir
  6. tb o sitio do quinto não tem sorte com nenhum prefeito .




    tiago Antas

    ResponderExcluir
  7. O argumento de inadimplência não passa de uma grande falácia. É verdade que o prefeito anterior deixou muitas dívidas, mas desafio a que relacionem e exibam o que pagaram aqui neste site. Os salários atrasados ficaram com uma boa parte de recursos retidos pela justiça e foram usados para o pagamento, tendo o atual prefeito apenas que completar. Melhor buscarem outros argumentos para justificar o que chamam de erros e falhas. Num país sério essas coisas tem outro nome.

    ResponderExcluir
  8. o sitio do quinto merece um novo prefeito mais digno é TABAQUEIRO É TABAQUEIRO MINHA GENTE!!!!!
    bota com raiva tabaqueiro!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sera que Sitio do Quinto já esqueceu????13 de março de 2012 às 09:43

    Caro Colega, até concordo com vc quando se refere que Sitio do Quinto, merece um prefeito mais digno do qual esta ai... no entanto não acho que essa dignidade possa ser relacionada com a de Tabaqueiro, basta lembrar as mazelas que ocorreu durante seus 03 mandatos, será preciso lembrar???? Acho que esta cidade esta mesmo é jogada a própria sorte, com um grupo de politicos que não tem nenhum compromsso com o povo. Como diz o grande jornalista Boris Casoy..ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  10. ACHO QUE SITIO DO QUINTO COMO TB TODAS AS CIDADES QUE VEM SOFRENDO COM ANOS E ANOS DE MAS ADIMINISTRACOES DEVEM PENSAR EM MUDAR RADICALMENTE SO ADIMINISTRADORES E NAO PENSAR EM REPETIR OS MESMOS ERROS.

    ResponderExcluir
  11. Esqueceram que quando Tabaqueiro foi prefeito nós eramos tratados feitos jegues com a carga bem pesada escorada na parede sem poder andar,com fome, com sede e até sem dormir direito pra poder acordar de madrugada para pegar fila; quando chegada às 15:00 horas Edinalva aparecia falando: Gente! Tenho uma surpresa pra vocês, o DINHEIRO acabou!
    Acordem gente, chega de tanto sofrer!
    Queremos mudanças e novos candidatos!

    L. J. C.

    ResponderExcluir
  12. Hooo me Deus Cleigivaldo abre logo o jogo, pois vc ñ pode se candidatar, aponta logo o teu candidato e deixa de iludir o povo com suas artimanhas malafrojadas. Quem ñ sabe que vc ñ pode! Hooo para ne de tanto tiatro, vc pode viajar o quanto quisar para Brasilia, pois vc ñ tem jeito!
    acoooorda pow

    ResponderExcluir

Editoriais

Editorial